sábado, 19 de junho de 2010

Dicas para Books Fotográficos – 2ª Parte

Vamos dar continuidade ao nosso artigo com dicas sobre fotos para Books Fotográficos, agora com observações importantes sobre a execução das poses.

ALGUMAS REGRAS BÁSICAS

As regras abaixo são importantes para qualquer tipo de pose:

1) Evite formar uma linha vertical com a espinha dorsal;
2) Evite formar uma linha horizontal com os ombros; e
3) Evite colocar os quadris de frente para a câmera.

Existem exceções para essas regras? Sim, porém para a maioria das imagens de book essas regras servem muito bem!

A razão para as regras 1) e 2) tem haver com linhas e curvas, conforme visto na 1ª parte deste artigo. A razão para a regra 3) é que o corpo parece mais largo quando está de frente.

POSTURA

O tempo todo o fotógrafo tem que ficar atento à postura da modelo. Quando o corpo da modelo “despenca”, acentua os ombros, produz um encolhimento do pescoço e faz a linha do busto decair.

Para ajustar a postura da modelo, peça a ela para imaginar que existe um fio preso no centro do topo da sua cabeça e que alguém está puxando esse fio para cima o tempo todo! Isso irá contribuir para endireitar a espinha, alongar o pescoço, abaixar os ombros e firmar o busto, deixando a postura mais bonita.

Se preocupe com a postura da modelo como um todo, mesmo que você esteja fotografando apenas meio corpo ou rosto, pois isso fará diferença no resultado final e vai “treinando” a modelo a manter uma boa postura.

Uma postura correta, que atende às regras básicas (modelo Carol)


PÉS E TORNOZELOS

Selecionar uma boa pose para as pernas e pés é vital quando se fotografa a modelo de corpo inteiro, pois eles contribuem bastante para a impressão geral da foto.

Evite posicionar pés e pernas retos para a câmera. Mesmo que não for mostrar os pés, peça para que a modelo mostre um calcanhar, pois isso garante a quem está observando a foto ver a frente de uma perna e o perfil da outra e força a modelo a posicionar seus quadris em ângulo com a câmera.

Modelo Carol mostrando o calcanhar em uma das pernas

Mostrar os pés com os calcanhares levantados (com sapatos altos, por exemplo) acrescenta altura à modelo, faz suas pernas parecerem mais torneadas e cria uma postura mais elegante.

Três dicas importantes:

Não corte a foto no tornozelo – o corte deve ser feito com cuidado. Evite efetuar os cortes nas articulações, pois isso cria uma sensação de membro amputado! Quando fizer fotos de corpo inteiro nunca corte a foto no calcanhar. Se for necessário eliminar os pés, corte entre o tornozelo e o joelho ou entre o joelho e o quadril.

Corte errado - no tornozelo (modelo Carol)


Corte correto – entre os joelhos e o quadril (modelo Carol)


Se mostrar os pés faça com que a modelo aponte os dedos – quando uma modelo aponta seus dedos, os pés assumem a forma de uma extensão das pernas, fazendo com estas pareçam mais longas e finas. Essa dica se aplica para poses em pé, sentada ou deitada.

Modelo Tayana Valente apontando os dedos em pose deitada

Evite mostrar a planta do pé ou do calçado – difícil ver uma foto atrativa onde aparece a planta dos pés ou a sola do calçado de uma modelo!!

Nessa composição, parte da planta dos pés ficou visível (modelo Tayana Valente)


QUADRIS E NÁDEGAS

Quando se fotografa uma modelo de costas, com o rosto em direção à câmera, ela tenderá a erguer o quadril e o ombro que estão voltados para o fotógrafo. Essa pose tende a exagerar o tamanho das nádegas e o volume da perna. Inverter o apoio (peso do corpo) para a perna que está no prolongamento do rosto e do ombro resolverá o problema e mostrará uma pose mais agradável, com quadril e ombro inclinado para baixo e em direção à câmera.

Modelo Carol em pose de costas

OBS: Isso não se aplica se a intenção for a de realçar o contorno das nádegas!

Na 3ª parte desse artigo vamos ver algumas dicas para o posicionamento de mãos, braços e ombros.

Até lá!

Ivan Cesar
http://www.ivanfotos.com.br/
Referência: "BOOK Direção de Modelos para Fotógrafos", de Billy Pegram, publicado pela Editora Photos

sábado, 5 de junho de 2010

Dicas para Books Fotográficos – 1ª Parte

Mulheres e homens contratam um fotógrafo para desenvolver um Book Fotográfico com o objetivo de criar um portifólio visando futuros trabalhos ou para satisfazer sua vaidade pessoal.

A não ser que você seja fotógrafo de uma revista ou agência de modelos, terá que lidar, na maior parte do tempo, com modelos que estão posando para as lentes de uma câmera profissional pela primeira vez, sem qualquer experiência anterior.


A modelo deve se sentir a vontade e descontraída para que possa desenvolver um bom trabalho. Cabe ao fotógrafo criar um ambiente seguro, confortável e alegre e auxiliá-la na condução do trabalho através da direção das poses.


PLANEJAMENTO

Para que você possa estar bem preparado na hora de iniciar a seção de fotos o planejamento é um item essencial.

Se você ainda não se sente seguro na orientação/direção de modelos para criar as diversas poses de um ensaio, uma boa fonte de inspiração pode ser o trabalho de fotógrafos mais experientes. Faça uma pesquisa de acervo na internet e em livros e revistas e crie um catálogo das poses e situações que mais lhe agradam. Use essas poses como base para o seu trabalho e as variações irão surgindo naturalmente durante a seção de fotos à medida que tanto modelo quanto fotógrafo fiquem mais relaxados e confiantes.

A escolha da locação é muito importante e vai depender da vontade da modelo o uso de um ambiente interno (estúdio), externo ou ambos. Procure ir ao local antes do ensaio, de forma a conhecer os equipamentos disponíveis e o tamanho do espaço, no caso de estúdios, ou estabelecer os melhores sets e estudar a luz, no caso de locações externas.

Após escolher a locação, seja em estúdio ou externa, procure desenvolver uma idéia ou conceito sobre a seção de fotos e converse com a modelo a respeito, procurando mostrar o que pretende fazer no decorrer do ensaio. Esteja aberto a novas idéias e escute o que a modelo pensa a respeito.

Uma boa forma de comunicar suas idéias é mostrar esboços ou exemplos de fotos do seu catálogo, chamando a atenção para estilos e poses que você pretende explorar no ensaio.

Em seu planejamento não esqueça de considerar a necessidade de maquiador(a), assistente, equipamentos adicionais (tripés, flashs, rebatedores, etc), assessórios e vestuário (se for o caso).

FLUXO DA IMAGEM

O Fluxo descreve como o olhar do observador é direcionado ou atraído para a imagem. O olhar entra na foto através do canto inferior esquerdo e então procura pela coisa mais brilhante na imagem. A disposição de linhas, formas, cores e tons direcionam essa procura e o fotógrafo deve saber explorar esses elementos para controlar o fluxo e levar o olhar do observador para o ponto de interesse da imagem. Fixar o olhar do observador é o objetivo de se criar um fluxo!

TÉCNICAS DE FLUXO


Para controlar o fluxo e direcionar a atenção do observador, o fotógrafo deve ter conhecimento das técnicas básicas do uso de linhas, curvas, composição, perspectiva, tonalidade e cor.

Linhas – linhas retas dão à imagem uma aparência mais estruturada e firme. Linhas diagonais são mais dinâmicas, proporcionando uma idéia de movimento e equilíbrio à foto.

Curvas – são mais estilosas e elegantes do que as linhas retas. Criam um look suave e sensual ao serem usadas em poses. A curva “S”, em particular, é uma forma bonita e graciosa que é sempre agradável ao olhar!


Composição – é o termo usado para descrever o posicionamento da modelo em relação a todos os elementos dentro da cena. O enquadramento mais utilizado para compor uma imagem impactante ainda é através do uso da velha e conhecida “Regra dos Terços”! Para belas imagens de retratos, isso significa que o rosto ou os olhos da modelo deverão estar posicionados em um dos pontos de ouro da linha de interseção superior.

Outro ponto importante: quando compor uma imagem em movimento, procure deixar um espaço extra para o lado da imagem para a onde a modelo está se movimentando. Isso cria um espaço para o olhar do observador acompanhar o movimento sem uma interrupção brusca na margem da foto.

Perspectiva – é um elemento que ajuda a dar profundidade na imagem e também a separar ou aproximar os planos, podendo ser utilizada para direcionar o olhar do observador. O uso de objetivas zoom e grande angular e o posicionamento das linhas na imagem podem proporcionar ótimos efeitos de perspectiva, levando o olhar até a modelo.

Tonalidade – O contraste atrai nosso olhar e a variação de tonalidades na imagem pode propiciar a ocorrência de pontos de alto contraste. Os diversos tons dispostos na imagem ajudam a direcionar o olhar e a dar equilíbrio na foto.

Cor – cores saturadas e intensas atraem mais o olhar do que cores com tons pastéis ou suaves. Da mesma forma, cores quentes (como vermelho e amarelo) atraem mais atenção do que cores frias (como azul e verde).

Na 2ª parte desse artigo vamos ver algumas dicas para a execução das poses.

Até lá!

Ivan Cesar
http://www.ivanfotos.com.br/
Referência: "BOOK Direção de Modelos para Fotógrafos", de Billy Pegram, publicado pela Editora Photos