terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lightroom - Gerenciamento de Imagens (3ª parte)

Classificação por estrelas e o poder do CapsLock

Sempre com o foco na produtividade, vamos conciliando novos atalhos de teclado, funções e dicas para elevar nossa curva de aprendizado de forma agradável.

Neste tutorial vamos aprender como classificar fotografias por estrelas (de uma até cinco estrelas), cores (labels) e bandeiras (flags), bem como dois atalhos de velocidade para classificações.

Classificação por Estrelas

a. Com um catálogo aberto tecle G para cairmos no modo grid (Grade), aquele com várias miniaturas.
b. Selecione uma foto que goste e pressione a tecla E para irmos ao modo Loupe (Lupa), onde teremos uma visão ampliada desta imagem tão agradável.
c. Pressione a tecla de número 1 (adicionamos a classificação de uma estrela), se continuarmos até o número cinco logo teremos um range de opções:

1 – Uma estrela
2 – Duas estrelas
3 – Três estrelas
4 – Quatro estrelas
5 – Cinco estrelas
0 – Remove a classificação


 
Por outro lado podemos usar as teclas colchetes [ ou ] para aumentar ou reduzir a classificação. Legal né?

d. Vamos ao pulo gato: Pressione Caps Lock uma vez, agora escolha uma classificação para a fotografia ativa. Ao escolher a classificação com Caps ativo faz com que o Lightroom classifique e pule pra próxima foto. Daí dá para ir classificando e saltando rapidamente... Um incremento bem interessante para otimizar tempo.

Classificação por Cores (Labels)

Na mesma linha de raciocínio do exercício anterior algumas cores (Red, Yellow, Green e Blue) podem ser estabelecidas através das teclas numéricas 6 até 9. Tenho o hábito de usar cores para descrever o estado de edição em que a fotografia se encontra. Exemplo:

6 – Red (Vermelho) – Sem edição
7 –Yellow (Amarelo) – Edição em andamento
8 – Green (Verde) – Edição para avaliação (interessante para mostrar a amigos e parentes e pedir opiniões)
9 – Blue (Azul) – Prontas para saída (impressão, publição na web... enfim, para exportação)



 
Outra cor não atribuída a teclas numéricas é o Purple (Púrpura) – nunca sei o que fazer com ela, e já que não tem tecla de atalho eu deixo de lado!

Para cancelar a atribuição de cor basta pressionar novamente a tecla referente aquela cor. Ao pressionar 7 a cor amarela é atribuída, pressionar 7 novamente remove a atribuição!!!

Classificação por bandeira (Flag) de aceitação ou rejeição e o poder do Shift

Na mesma linha novamente:

P – Para adicionar bandeira (Pick flag ou Pegar bandeira)
U – Para remover bandeira (Unpick flag ou Soltar bandeira)
X – Para bandeira de rejeição (Reject flag ou rejeição)

Eu só uso bandeira de rejeição para ignorar o arquivo marcado nos meus trabalhos de edição! Outro uso importante para a rejeição é, após avaliar várias fotos, poder apagar somente as rejeitadas.

EDIT > SELECT BY FLAG > REJECTED – Somente as fotos marcadas com a bandeira de rejeição serão selecionadas no catálogo.




Depois PHOTO > DELETE REJECTED PHOTOS – Então as fotos rejeitadas serão eliminadas do catálogo e local onde se encontram armazenadas.




Na janela acima ainda há a opção de remover somente do catálogo sem apagar o arquivo real, se for este o caso escolha REMOVE PHOTOS FROM CATALOG (Remover imagens do catálogo)!

Vamos novamente ao pulo do gato... eheeheehhe... Segure a tecla Shift enquanto usa uma das teclas (P, U ou X conforme o caso), isto faz com que uma bandeira seja atribuída a fotografia e que , automaticamente, você salte para a próxima fotografia a ter ou não bandeira.

A tecla Shift também funciona nas etapas anteriores, ou seja, selecionar a tecla 1 enquanto o Shift estiver em uso faz com que a foto receba uma estrela e uma nova fotografia fique ativa. Ou podemos marcar uma cor e com o shift pressionado também saltar para a próxima. Então o Shift é um “saltador” temporário e o Caps Lock é uma saltador permanente! Show!

Resumo

Aprendemos como organizar nossas fotos por estrelas, cores e bandeiras. Esses métodos associados às palavras chave das aulas anteriores oferecem um conjunto poderoso para a organização dos nossos catálogos.

> No caso das estrelas usamos as teclas numéricas de 1 até 5. Os colchetes [ e ] podem ser usados para aumentar ou diminuir a quantidade de estrelas. A tecla 0 (zero) remove as estrelas.

> As fotos podem ser marcadas por cores através das teclas 6 até 9. Marcar com uma cor (6 para vermelho por exemplo) e usar novamente o 6 remove a cor.

> A marcação por bandeiras se dá pelas teclas P (pegar bandeira), U (soltar bandeira ou sem marcação) e X (para rejeitar).

Teclas para aumentar a velocidade são:

SHIFT - Segure enquanto faz uma marcação. Isto marcará a imagem é fará com que a próxima imagem seja a bola da vez! Ao soltar Shift o recurso é desativado.

CAPS LOCK - Enquando ativo mantém a função de bola da vez operante, daí você vai marcando e automaticamente a próxima imagem passa a ser a ativa.
 
 


Nas próximas aulas iniciaremos o aprendizado do uso dos filtros. Assim poderemos filtrar imagens conforme tudo o que aprendemos e mais alguns novos recursos bem avançados. Os filtros nos permitem escolher e organizar o catálogo de diversas maneiras altamente úteis. Imagine filtrar também pela orientação, portrait (vertical) ou landscape (horizontal), por câmera, lente, velocidade, abertura e etc. Até lá!
 
=============================================================

Próximo tutorial: Gerenciamento de imagens - 4ª parte

Aguardem!

Autor: Alex Lopes
Link do tutorial original: http://www.clubefotorio.com.br/viewtopic.php?f=72&t=7116
Link do flickr: http://www.flickr.com/photos/alexrj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário