quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DICAS PARA CONTRATAR O FOTÓGRAFO DO SEU CASAMENTO

Como fotógrafo de casamento, verifico que 80% dos contratos que fecho são provenientes de indicação de algum cliente ou amigos que já conhecem o nosso trabalho.

Isso é um ponto importante, casamento é um evento único e os noivos não querem correr riscos, por isso quando recebem uma indicação ficam muito mais tranquilos, pois já é um ponto favorável.

Então, se você já tem uma indicação, meio caminho está andado!

Independente da indicação, é importante iniciar um contato mais próximo com o fotógrafo, verificando alguns pontos que, a meu ver, são essenciais:

1) Portifólio - procure observar as fotos desse profissional e ver se elas estão de acordo com o estilo do casal e se possuem a qualidade que vocês almejam. É muito importante ver também o tipo de álbum e como são diagramados. Muitas vezes as fotos são lindas, mas a diagramação do álbum consegue estragar todo o trabalho! Veja se o profissional consegue cobrir com qualidade todas as etapas de um casamento, ou seja, ensaios fotográficos do casal, making of, cerimônia religiosa e recepção.

2) Atendimento - como é o atendimento e o relacionamento com os noivos do profissional que você está avaliando? Ele respondeu com rapidez os seus e-mail, foi gentil e solícito ao telefone ou pessoalmente, demonstrou interesse pelos seus anseios e procurou ir além do simples encontro profissional, procurou conversar com os noivos sobre o evento, agendou uma visita aos locais dos eventos (cerimônia e recepção), procurou dar dicas ao casal, houve afinidade entre o casal e o profissional, tem um contrato para formalizar a relação comercial. Esses são alguns pontos importantes a verificar nesse quesito!

3) Equipe - cobertura fotográfica de casamento com apenas 1 fotógrafo não é uma postura profissional! Por questões de segurança e para que o casal tenha fotos de ângulos e estilos diferentes a cobertura de um casamento deve ser realizada com, no mínimo, 2 fotógrafos. Veja se o fotógrafo também pode incluir no orçamento o cinegrafista, pois se já for um profissional da equipe a coordenação entre eles será muito melhor. 

4) Outros pontos importantes:
- certifique-se de que serão entregues todas as fotos aproveitáveis em alta resolução, de preferência editadas.
- exija que conste no contrato o prazo máximo para a entrega das fotos, álbum e outros itens que possam estar incluídos.
- muitos profissionais entregam, também, um DVD com vídeo-clip das fotos selecionadas para o álbum.
- certifique-se de que os profissionais estejam nos locais com a devida antecedência e que conste em contrato que irão permanecer no local até o final da recepção.
- analise as formas de pagamento, pois muitos casais antecipam a contratação para poder parcelar o investimento com maior facilidade.

Mesmo que você não tenha uma indicação do profissional de fotografia e seja necessário fazer uma busca através da internet, os pontos citados acima devem ser bem analisados, pois podem ser a diferença entre a satisfação e o stress com o resultado das fotos do evento.

O DVD com as fotos, o álbum e a filmagem são tudo o que fica após o grande dia, portanto não abra mão de contratar profissionais qualificados, esqueça o famoso "sobrinho" que está fazendo um cursinho de fotografia ou que costuma fotografar os eventos da família!

Espero que este artigo ajude na sua escolha!

Boa sorte e felicidades!

Ivan Cesar
Fotógrafo
Look Fotografia
www.lookfotografia.com.br
Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/ivanfcesar?ref=tn_tnmn

2 comentários: