ALGUMAS REGRAS BÁSICAS
As regras abaixo são importantes para qualquer tipo de pose:
1) Evite formar uma linha vertical com a espinha dorsal;
2) Evite formar uma linha horizontal com os ombros; e
3) Evite colocar os quadris de frente para a câmera.
Existem exceções para essas regras? Sim, porém para a maioria das imagens de book essas regras servem muito bem!
A razão para as regras 1) e 2) tem haver com linhas e curvas, conforme visto na 1ª parte deste artigo. A razão para a regra 3) é que o corpo parece mais largo quando está de frente.
POSTURA
O tempo todo o fotógrafo tem que ficar atento à postura da modelo. Quando o corpo da modelo “despenca”, acentua os ombros, produz um encolhimento do pescoço e faz a linha do busto decair.
Para ajustar a postura da modelo, peça a ela para imaginar que existe um fio preso no centro do topo da sua cabeça e que alguém está puxando esse fio para cima o tempo todo! Isso irá contribuir para endireitar a espinha, alongar o pescoço, abaixar os ombros e firmar o busto, deixando a postura mais bonita.
Se preocupe com a postura da modelo como um todo, mesmo que você esteja fotografando apenas meio corpo ou rosto, pois isso fará diferença no resultado final e vai “treinando” a modelo a manter uma boa postura.
Uma postura correta, que atende às regras básicas (modelo Carol)
PÉS E TORNOZELOS
Selecionar uma boa pose para as pernas e pés é vital quando se fotografa a modelo de corpo inteiro, pois eles contribuem bastante para a impressão geral da foto.
Evite posicionar pés e pernas retos para a câmera. Mesmo que não for mostrar os pés, peça para que a modelo mostre um calcanhar, pois isso garante a quem está observando a foto ver a frente de uma perna e o perfil da outra e força a modelo a posicionar seus quadris em ângulo com a câmera.
Modelo Carol mostrando o calcanhar em uma das pernas
Mostrar os pés com os calcanhares levantados (com sapatos altos, por exemplo) acrescenta altura à modelo, faz suas pernas parecerem mais torneadas e cria uma postura mais elegante.
Três dicas importantes:
Não corte a foto no tornozelo – o corte deve ser feito com cuidado. Evite efetuar os cortes nas articulações, pois isso cria uma sensação de membro amputado! Quando fizer fotos de corpo inteiro nunca corte a foto no calcanhar. Se for necessário eliminar os pés, corte entre o tornozelo e o joelho ou entre o joelho e o quadril.
Corte errado - no tornozelo (modelo Carol)
Corte correto – entre os joelhos e o quadril (modelo Carol)
Se mostrar os pés faça com que a modelo aponte os dedos – quando uma modelo aponta seus dedos, os pés assumem a forma de uma extensão das pernas, fazendo com estas pareçam mais longas e finas. Essa dica se aplica para poses em pé, sentada ou deitada.
Evite mostrar a planta do pé ou do calçado – difícil ver uma foto atrativa onde aparece a planta dos pés ou a sola do calçado de uma modelo!!
QUADRIS E NÁDEGAS
Quando se fotografa uma modelo de costas, com o rosto em direção à câmera, ela tenderá a erguer o quadril e o ombro que estão voltados para o fotógrafo. Essa pose tende a exagerar o tamanho das nádegas e o volume da perna. Inverter o apoio (peso do corpo) para a perna que está no prolongamento do rosto e do ombro resolverá o problema e mostrará uma pose mais agradável, com quadril e ombro inclinado para baixo e em direção à câmera.
Modelo Carol em pose de costas
OBS: Isso não se aplica se a intenção for a de realçar o contorno das nádegas!
Na 3ª parte desse artigo vamos ver algumas dicas para o posicionamento de mãos, braços e ombros.
Até lá!
Ivan Cesar
http://www.ivanfotos.com.br/
Referência: "BOOK Direção de Modelos para Fotógrafos", de Billy Pegram, publicado pela Editora Photos