segunda-feira, 26 de abril de 2010

12 DICAS IMPORTANTES PARA A FOTOGRAFIA DE CASAMENTO NO ESTILO FOTOJORNALÍSTICO

1) O fotojornalista de casamento tem que procurar a maior discrição possível durante o evento, buscando misturar-se com os acontecimentos para conseguir clicar os melhores momentos sem interferência ou direção, de preferência sem o uso do flash.


2) A atenção com o que ocorre no evento tem que ser total, nada pode passar despercebido, cada detalhe é importante, pois é preciso incluir nas fotos todos os elementos necessários para contar a história daquele momento (pessoas, vestuário, decoração, etc).


3) Desenvolva sua visão periférica, aprenda a enxergar além do foco principal da visão. Esteja preparado para clicar a qualquer momento, buscando os momentos de emoção em seu ápice!


4) Procure trabalhar com lentes claras para o melhor aproveitamento da luz ambiente.

5) Dois ou mais fotógrafos vão proporcionar uma melhor cobertura do evento, com ângulos diferentes para o mesmo acontecimento. Durante a recepção, caso o casal se separe a cobertura de cada um estará garantida.

6) As fotos em P&B são a cara do fotojornalismo, por isso são bem exploradas na cobertura de casamentos nesse estilo. Isso não significa a exclusão das fotos coloridas! Fotos coloridas com um menor grau de saturação também são bem características desse estilo.


7) Conhecer a programação e o estilo da cerimônia é super importante na programação do seu trabalho. Converse com os noivos e com a cerimonialista antes do evento. Procure conhecer os locais do casamento e da recepção com alguma antecedência.


8) Apesar do estilo fotojornalístico não prever direção dos noivos, procure conversar com eles para que haja uma pequena pausa em alguns momentos cruciais da cerimônia, de forma a facilitar a produção das fotos (chegada da noiva, entrada na igreja, troca de alianças, beijo, etc). Normalmente ocorrerão algumas fotos posadas (ensaio com os noivos no local da recepção, fotos com familiares e padrinhos, etc), procure inovar e dar um toque pessoal mesmo nesses momentos!


9) Procure aproveitar a luz do cinegrafista para compor suas fotos sem o uso do flash!


10) Na recepção, em meio à luzes piscantes direcionadas para todos os lados, procure fotografar sem flash, com velocidade, abertura e ISO no limite, acompanhando e estudando a sequência da iluminação para clicar na hora certa!


11) Um casamento é repleto de detalhes, preste muito atenção! É preciso dominar todas as técnicas que nos auxiliem a clicar alianças, bouquet, vestido da noiva, mãos, flores, tatuagens, pratarias, taças, garrafas, tatuagens, etc.


12) Para registrar belas fotos de casamento precisamos, antes de tudo, entender os elementos da linguagem fotográfica, que são os planos, focos, movimentos, ângulos, cores, texturas, iluminação, perspectivas e equilíbrio. Estude e pratique muito!!


Ivan Cesar
http://www.ivanfotos.com.br/
Referência: Livro Fotojornalismo em Casamento - Fernanda Marques e Reinaldo Martins
Fotos: Ivan Cesar

22 comentários:

  1. Que maravilhoso texto Ivan! PARABÉNS PELAS PALAVRAS! Me encontrei nele totalmente e aprendi também. Atuo no Recife com fotojornalismo de casamento e sempre fui muito criticada por não usar o flash, mas pra mim: fotojornalismo é isso: pegar situações no seu próprio contexto.
    Obrigadão mesmo e posso usar esse seu texto, claro fazendo referência ao seu site?
    Abraços,
    Dany Canel
    danycanel@danycanel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi boa tarde , eu sou um que não critico vc em momento nenhum , eu fotografo tanto com flash e sem flash . isto depende muito da visão de cada pessoa , a maioria das fotos tiradas com sem flash chama mais a atenção das pessoas detalhista , eu particulamente falando a primeira coisa que faço é estudar o ambiete depois é que fico sabendo se vou usar ou não o flash

      Excluir
  2. Olá Dany,
    Valeu, obrigado pelo incentivo!
    Fico feliz que o texto lhe tenha sido útil.
    Pode usar o texto, sem problema!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Gostei muito das dicas e levarei elas na minha vida profissional.

    ResponderExcluir
  4. Excelente meu amigo.
    Boas dicas e o blog tá show.

    ResponderExcluir
  5. É isso ahê Ivan... falou e disse... :)
    Belas fotos heim... adorei o abraço dos noivos com o choro ao fundo...rs..

    Ah, a jogada do bouquet tb ficou show...

    ResponderExcluir
  6. Adriano e Anderson,
    Agradeço o apoio e incentivo amigos!

    ResponderExcluir
  7. Muito boas as dicas. Fiz um casamento, como 2o fotógrafo, sem flash no meio do ano passado. Quem tiver interesse segue as fotos no link - http://www.flickr.com/photos/rosmf/sets/72157622783290342/detail/

    ResponderExcluir
  8. O pior de não ultilizar o flash é algum pentelho chegara e dize..." ei vc ta fazendo foto sem flash", aiaiaia, enfim, dicas maravilhosas e parabéns pela iniciativa de passá-las pros colegas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Indra,
    Obrigado pelo seu comentário!
    Uma boa dica é mesclar fotos com e sem o uso do flash. Quando você já tiver um trabalho reconhecido, aí deixa os pentelhos falarem!!! hahaha

    ResponderExcluir
  10. Nossa! bellas fotos muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  11. Sim, é mesmo BELAS FOTOS... Ow, valeu pelas dicas e mto sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Fotos de uma sensibilidade ímpar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. mto bacana...amei seu blog

    ResponderExcluir
  14. boa noite amigo ... show as dicas .. e a penultima foto ... tem como vc me passar um tutorial de como fazer .. tnks ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nildo,
      Desculpe o tempo para a resposta, não recebi a notificação do seu comentário!
      Na penúltima foto apenas aproveitei uma luz que havia no ambiente, permitindo destacar o perfil dos noivos. Foto sem flash e com ISO mais elevado.
      Obrigado pela participação!

      Excluir